TERAPIA OCUPACIONAL
O terapeuta ocupacional (TO) é um profissional da área da saúde que ajuda pessoas a desenvolver, recuperar ou manter a capacidade em realizar atividades do dia a dia, melhorando sua autonomia e qualidade de vida.
O terapeuta Ocupacional trabalha com indivíduos de todas as idades que têm dificuldades motoras, cognitivas, emocionais ou sociais devido a doenças, lesões, deficiências ou outros défices físicos ou mentais.
Principais áreas de atuação do Terapeuta Ocupacional
- Reabilitação física – Reabilita pessoas com lesões, doenças neurológicas (como AVC, demências e Parkinson) ou deficiências físicas a recuperar funções e adaptar-se ao cotidiano.
- Saúde mental – Atua no tratamento de pessoas com transtornos como ansiedade, depressão, esquizofrenia e autismo, ajudando na organização da rotina e participação social.
- Inclusão social e educacional – Trabalha com crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem, TEA (Transtorno do Espectro Autista) ou deficiência intelectual para melhorar o desempenho escolar e social.
- Idosos – Auxilia idosos a manter sua independência por meio de atividades físicas e cognitivas que estimulam a mobilidade, memória e autonomia. Estas atividades por ser feita na clínica ou no domicílio.
- Adaptação e tecnologia assistida – Indica adaptações e equipamentos (como ortoses, próteses e cadeiras de rodas) para facilitar a rotina de pessoas com limitações físicas.
- Reabilitação do trabalho – Ajuda trabalhadores que possam esta de baixa médica por acidentes ou doenças ocupacionais a retornarem ao emprego com segurança e adaptação adequada.
O trabalho do terapeuta ocupacional é fundamental para a inclusão e autonomia de muitas pessoas, utilizando atividades terapêuticas para promover bem-estar e independência.
A terapia ocupacional na reabilitação física tem como objetivo ajudar pessoas com limitações motoras, neurológicas ou ortopédicas a recuperar sua independência nas atividades diárias. O terapeuta ocupacional trabalha para melhorar a funcionalidade do corpo, promover adaptações e utilizar recursos que facilitem a participação ativa do paciente na sua rotina.
Quem pode se beneficiar?
A reabilitação física com terapia ocupacional é indicada para pessoas com:
- Lesões ortopédicas (fraturas, amputações, lesões em tendões ou músculos)
- Doenças neurológicas (AVC, Parkinson, Esclerose Múltipla, Paralisia Cerebral, lesão medular)
- Doenças reumatológicas (artrite, artrose, fibromialgia)
- Queimaduras e traumas físicos
- Doenças degenerativas que afetam a mobilidade e coordenação
Principais abordagens da Terapia Ocupacional na Reabilitação Física
- Treino de Atividades da Vida Diária (AVDs) – Ensina ou readapta tarefas como se vestir, tomar banho, cozinhar e escrever.
- Exercícios terapêuticos – Estimula força, coordenação motora e mobilidade para melhorar a funcionalidade.
- Adaptação de ambientes e objetos – Modifica espaços e indica dispositivos (como talheres adaptados, órteses e cadeiras de rodas) para facilitar o dia a dia.
- Reabilitação da mão e membro superior – Trabalha o fortalecimento, mobilidade e destreza para atividades como segurar objetos ou digitar.
- Terapia com realidade virtual e jogos terapêuticos – Usa tecnologia para estimular a recuperação de movimentos.