Prevenção/ Reabilitação Terapia Ocupacional

Prevenção/ Reabilitação Terapia Ocupacional

A Terapia Ocupacional é a arte e a ciência de capacitar o envolvimento na vida diária, através da ocupação; de capacitar as pessoas para desempenhar as ocupações que promovam saúde e bem-estar; capacitar uma sociedade justa e inclusiva para que todas as pessoas possam participar com todo o seu potencial nas ocupações da vida diária.” (Canadian Association of Occupational Therapists, 2007)


Assim a Terapia Ocupacional visa tratar condições de saúde que afetam o desempenho das pessoas em qualquer fase da vida, através do envolvimento em atividades significativas, como atividade da vida diária (AVD´S), atividade da vida diária instrumentais (AVDI´S) com o objetivo de lhes proporcionar o maior potencial de funcionalidade e de independência nas ocupações.


São planeadas atividades significativas que visam ultrapassar as dificuldades proporcionadas pela condição de saúde. As atividades são selecionadas de acordo com as necessidades pessoais, sociais, culturais e económicas e refletem os fatores ambientais que orientam a vida do indivíduo. Simultaneamente analisa as estruturas e/ou funções que estão a limitar o desempenho da pessoa, procedendo à construção de um plano de intervenção adequado, individualizado e verdadeiramente personalizado a cada um.


Um Terapeuta Ocupacional está apto para aplicar a sua abordagem em diversas áreas, como a pediatria (casos de atraso global do desenvolvimento, síndrome de down, paralisia cerebral, autismo, etc), a medicina física e reabilitação (casos de AVC, quadros neurológicos e ortopédicos, etc), a geriatria (problemáticas específicas do envelhecimento, alzheimer e outros quadros demenciais, parkinson, etc), ou na psiquiatria (esquizofrenia, doença bipolar, depressão, etc).


A Terapia Ocupacional é indicada para:

Disfunções sensoriais, percetivas, físicas e sociais do indivíduo (motivadas por principalmente por problemas neurológicos) e identificação dos fatores ambientais que influenciam o desempenho nas atividades do seu dia-a-dia.

Quando deve/pode procurar um especialista nesta área?

• Se detetar dificuldades na realização de atividades diárias despoletados por problemas físicos ou mentais

• Se pretende desenvolver a saúde física, mental e social

• Se for cuidador de criança com perturbações de desenvolvimento e/ou dificuldades de aprendizagem.

• Se necessita de uma ortótese

• Se pretende aprender a cuidar melhor de uma pessoa dependente

• Se deseja envelhecer com maior saúde, participação e segurança

Share by: